Dinâmicas da Inclusão Escolar analisadas à luz do Projeto Brincar
Resumo
Resumo: A inclusão social é um fenômeno complexo, que vem conquistando gradual e historicamente espaços importantes nas pautas de Direitos Humanos, reverberando em diversas criações de leis e garantias fundamentais, em um amplo debate entre a sociedade civil e as instituições governamentais, com grande destaque e protagonismo das instituições de ensino. A escola, sendo considerada um dos principais e mais importantes dispositivos sociais de interação e desenvolvimento da criança. O presente trabalho investigou e mapeou as práticas grupais numa oficina lúdica com de uma turma do ensino fundamental I, intitulada Projeto Brincar, traçando um diálogo entre a psicologia, o brincar e a escola, a partir da operacionalização e mobilização de uma rede heterogênea de conexões. A referida pesquisa empregou como instrumento metodológico o diário de campo,, operacionalizado pelo referencial teórico da Teoria Ator-Rede (TAR). Como resultado, a pesquisa aponta que o brincar possibilitou a construção de uma série de novas conexões, tecendo novas tramas e atores envolvidos em torno da cooperação e mobilizados pela inclusão. Além disso, aponta que o brincar é capaz de mobilizar novas agências e invenção de novos corpos e performances.