A Incidência da vacinação contra covid-19 e os diferentes tipos de vacinas em Goiás, série temporal de 2021 a 2023

Incidência da vacinação contra covid-19 e os diferentes tipos de vacinas em Goiás, série temporal de 2021 a 2023

Autores

  • ISADORA PEREIRA BRITO Universidade de rio verde
  • FERNANDA RASSI ALVARENGA

Resumo

Resumo: Introdução: A pandemia da COVID-19 impôs desafios significativos à saúde pública global, levando à implementação de campanhas de vacinação no Brasil. Goiás se destacou nesse esforço, e este estudo avaliou a prevalência da vacinação contra a COVID-19 no estado, analisando dados de imunização de janeiro de 2021 a maio de 2023.

Objetivo: Identificar fatores que influenciaram a adesão à vacinação e correlacionando os dados de imunização com a redução de hospitalizações e óbitos pela doença.

Metodologia: Incluiu a coleta de 7,8 GB de dados brutos do open data do SUS, abrangendo informações sobre faixa etária, sexo e tipo de vacina aplicada. Após a coleta, os dados passaram por um processo de limpeza e preparação, onde inconsistências e duplicidades foram removidas, garantindo a integridade necessária para análises precisas. Realizou-se uma análise estatística para correlacionar a cobertura vacinal com a redução de hospitalizações e óbitos.

Resultados e Discussão: Tem que 70% da população-alvo recebeu pelo menos uma dose da vacina, com maior adesão entre adultos de 26 a 45 anos. Inicialmente, a Coronavac predominou, mas vacinas como Pfizer e AstraZeneca ganharam destaque ao longo do tempo. A vacinação atualmente apresenta impacto positivo na redução de casos graves e óbitos, especialmente entre os grupos etários vulneráveis. Conclusão: O estudo destaca a necessidade de políticas públicas voltadas para o aumento do acesso à vacinação e a conscientização da população sobre sua importância. A cobertura vacinal em Goiás mostrou-se eficaz na diminuição de hospitalizações e mortes.

Palavras- Chave: COVID-19, vacinação, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Saúde