PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CONCEPÇÕES DE ATORES EDUCATIVOS SOBRE A PRÁTICA DO PSICÓLOGO ESCOLAR
Resumo
A atuação do Psicólogo Escolar foi historicamente caracterizada por intervenções clínicas e avaliações que atendiam somente às demandas de uma sociedade regida pelo sistema capitalista. Este cenário contribuiu para uma visão reducionista sobre o papel do psicólogo, perpetuando uma percepção de que ele é um profissional voltado unicamente para realizar diagnósticos e distinguir sujeitos “normais” de “anormais”, o que acaba por desumanizar seu papel no contexto educacional. Diante desse contexto, o presente estudo se propõe a mapear as concepções de educadores no estado de Goiás sobre o papel do psicólogo escolar, buscando analisar tanto como essa atuação é percebida quanto de que forma ela influencia o processo de ensino. Nessa conjuntura, a metodologia adotada é uma revisão bibliográfica e documental, embasada na perspectiva crítica da Psicologia Escolar e fundamentada na abordagem materialista histórico-dialética de Lev Vygotsky. Dessa maneira, essa análise permiteu uma compreensão da evolução e das expectativas futuras relacionadas ao papel do psicólogo escolar, almejando, assim, que uma comunicação mais efetiva entre psicólogos e educadores transforme a prática educativa e, assim, promova um ambiente mais inclusivo e humanizado.