Orientação Profissional na Perspectiva Crítica: contribuições da Psicologia Escolar

Autores

  • Bruna Rosa Universidade de Rio Verde
  • Fabiana Darc Miranda Universidade de Rio Verde

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma intervenção psicossocial e educativa junto a um grupo de adolescentes que estão vivenciando questões relacionadas à escolha profissional. A proposta compõe algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo LAPEE – Laboratório de Psicologia Escolar e Processos Educativos da Universidade de Rio Verde – UniRV. Dentro da fase adolescente, tais escolhas têm relação com a questão de aquisição de identidade; e até mesmo com o adulto que se deseja ser, tornando assim, um delineamento de um projeto de vida. A intervenção foi realizada por meio de encontros de Orientação Profissional que por meio de técnicas auxiliares, informações, questionamentos e pesquisas possibilitou a reflexão sobre a questão da escolha profissional, auxiliando os adolescentes a realizarem uma escolha consciente. Os encontros foram realizados em uma escola de ensino médio estadual, no qual as escolas aderiram a proposta por meio do termo de anuência. Observamos, que durante o processo de escolha é necessário deixar claro que a escolha não é, necessariamente, permanente, pode ser mutável e deve acompanhar as inovações na área de atuação. O papel do orientador profissional é esclarecer situações, conscientizar frente à escolha do que será seu futuro, levando em consideração o contexto histórico e a localidade onde a escolha irá acontecer. Por fim, verificamos que nesse processo, o autoconhecimento se faz necessário. Destacamos que foi uma experiência de contribuição inigualável enquanto processo de formação profissional, exigindo mais estudo, comprometimento, criatividade, sensibilidade e olhar crítico.

Downloads

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Ciências Humanas