INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NA INFÂNCIA
Resumo
O Projeto de extensão “O brincar e o desenvolvimento Psicomotor da criança: intervenções psicossociais na infância” tem o intuito de promover ações lúdicas através de oficinas, de modo a contemplar o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e social da criança de 3 a 12 anos. A presente proposta compõe algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo LAPEE – Laboratório de Psicologia Escolar e Processos Educativos. Concebemos a aprendizagem na interação com o professor, o qual é responsável pela organização e mediação dessa relação para desenvolver, simultaneamente com o intelectual, aptidões sociais. O aluno é um ser ativo, capaz de assimilar a realidade externa de acordo com suas estruturas mentais. Assimilar o mundo é transformá-lo, representando-o de forma subjetiva. Esse projeto envolveu os representantes do LAPEE e demais estudantes e dois professores do curso de Psicologia e Pedagogia. As oficinas foram organizadas de modo a viabilizar a expressão do corpo que, a partir de suas memórias e vivências, constitui-se enquanto núcleo subjetivo do indivíduo. O tema das oficinas contempla as necessidades colocadas pelas demandas iniciais advindas das realidades e dos contextos institucionais. Conclui-se, portanto, que o desenvolvimento infantil envolve aspectos biológicos, emocionais, culturais, e sociais, existindo fatores que precisam ser observados como pontos mais sensíveis para um desenvolvimento saudável da criança em todos os ambientes e principalmente no escolar, onde o papel dos psicólogos e torna necessário, tendo a escuta lúdica por meio de atividades psicomotoras como uma proposta alternativa para auxiliar no desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
Palavras-Chave: Educação Infantil. Psicologia Escolar. Psicomotricidade.