"NervoGAME” jogo de tabuleiro como ferramenta no ensino e aprendizagem da anatomia dos 12 pares de nervos cranianos.
Resumo
Atualmente tanto educadores quanto alunos concordam que o jogo de tabuleiro é uma ferramenta educacional criativa e inovadora para ao ensino da neuroanatomia. Na atualidade é um desafio enorme promover uma aprendizagem diferenciada para os alunos da graduação fornecendo uma abordagem de aprendizagem envolventes com integração eficaz de conteúdo de disciplinas básicas e clínicas com o uso eficiente do tempo de aula e dimensionamento da atividade para o nível do aluno. Assim, projetamos um jogo de tabuleiro lúdico, emocionante e inovador para integrar o conhecimento de anatomia. Neste estudo foi desenvolvida um jogo de tabuleiro para alunos do terceiro período de fisioterapia na UniRV que participaram de um jogo de tabuleiro sobre os 12 pares de nervos cranianos. Foi realizado um pré-teste antes e um pós teste após a utilização do jogo de tabuleiro. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Kruskal Wallis seguido do pós teste de Dunns, sendo considerado significativa os dados que apesentaram um valor de p <0,005. Observou-se que houve uma diferença estatisticamente significativa entre o grupo intervenção pré-teste quando comparado ao grupo intervenção pós teste (p 0,0045), demonstrando assim que o jogo melhora a aprendizagem de forma significativa, sendo dessa forma uma excelente estratégia inovadora para melhora da aprendizagem de anatomia. Constatou-se que os jogos de tabuleiro é uma ferramenta lúdica e educativa que promove aprendizagem significativa, bem como estimulam a criatividade, a atenção, a memória, entre outras habilidades, funcionando como uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem da anatomia humana.
Palavras-Chave: Metodologia ativa, jogo de tabuleiro, neuroanatomia.