Psicologia Escolar, Educação Inclusiva e a Escolarização da Criança Autista: construindo diálogos com as instituições educativas

Autores

  • Maísa Ribeiro Ataídes UniRV
  • Fabiana Darc Miranda UNIRV

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que pode apresentar sintomas variados, principalmente dificuldades e comprometimento na comunicação, interações sociais e restrição em atividades de interesse.  Assim, a escola se apresenta como um ambiente com importância para além do processo de aprendizagem, atuando nos processos de interação social, comunicação, desenvolvimento psicomotor e cognitivo. Nessa vertente, tem-se a educação inclusiva como um movimento que visa a equidade educacional bem como a garantia de direitos do aluno. A Psicologia Escolar nesse contexto, busca realizar uma integração entre aluno, escola, agentes educacionais e família viabilizando estratégias para que a inclusão ocorra na prática. Essa pesquisa possui como objetivo, compreender como a proposta atual de educação inclusiva promove a escolarização de estudantes autistas na educação infantil. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, realizado por meio de aplicação de questionário e observação. A pesquisa foi conduzida em uma escola municipal de ensino infantil, em Rio Verde – GO. Para a análise de dados foi empregado a Análise de Conteúdo elaborada por Bardin. Os resultados obtidos apontam que apesar das políticas que fomentam o acesso à inclusão escolar, existe uma lacuna referente a formação e compreensão por parte dos agentes educacionais o que compromete a implementação desse processo. Foi possível compreender a importância da formação profissional, e as dificuldades de atuação ressaltando que a inclusão enquanto modelo de ensino precisa ser mais discutida e ampliada, viabilizando mudança de didáticas e a valorização das potencialidades de cada aluno.

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Ciências Humanas