FORMAÇÃO INICIAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR NA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Resumo
A proposta desta pesquisa surgiu no Laboratório de Psicologia Escolar/educacional e Processos Educativos (LAPEE) da Universidade de Rio Verde - UniRV. Em momentos de discussão coletiva, problematizamos a formação inicial em Psicologia Escolar na região centro-oeste e no DF, em uma perspectiva crítica-reflexiva. Nesses momentos surgiram indagações acerca da formação inicial e continuada de psicólogos escolares no contexto educativo. Também refletimos acerca de questões inerentes às práticas profissionais e formativas de cursos de graduação que se deparam com uma pequena oferta de psicologia escolar em seus currículos e estágios. Nesse sentido, pretende-se discutir com criticidade a formação inicial do Psicólogo Escolar, em instituições de nível superior na região centro-oeste, sendo estas públicas e privadas. A análise e coleta dos dados foi realizada a partir de um olhar crítico-reflexivo e relativo-comparativo ao currículo das instituições, buscando destacar: as diretrizes curriculares, grades, ementas, bem como as propostas da formação inicial em psicologia escolar e os estágios voltados para a especificidade ofertados nessas instituições. A partir da análise observamos que o estado em que mais tivemos facilidade no contato via telefone foi o estado de Goiás, e o que mais tivemos dificuldade de contato por telefone foi o estado de Mato Grosso. A pesquisa conduzida evidencia que, em diversas instituições de ensino superior, a psicologia escolar é relegada a um segundo plano na estrutura curricular, o que impõe aos estudantes a busca por formação complementar. Tal cenário mostra uma lacuna educacional substancial, do ensino superior.