A soma das partes é maior que o todo

análise das escolhas individuais em uma tarefa em grupo

Autores

  • Luiz Fernando Dibe Junior Universidade de Rio Verde/Graduando em Psicologia
  • Lucas Medeiros de Paula Universidade de Rio Verde/Graduando em Psicologia
  • Kalliu Carvalho Couto Oslo Metropolitan University/Doutor em Análise do Comportamento
  • Marcelo Lobato Frota Benvenuti Universidade de São Paulo/Doutor em Psicologia Experimental
  • Lucas Peretti Universidade de Rio Verde/Graduanda em Psicologia
  • Fabio Henrique Baia Universidade de Rio Verde/Doutor em Ciências do Comportamento

Resumo

Este estudo analisou as escolhas individuais em um contexto de grupo, utilizando a Lei da Igualação e a Distribuição Livre Ideal (IFD) como base teórica. A IFD, proposta por Fretwell e Lucas (1970), descreveu como os indivíduos se distribuem em zonas de recursos para maximizar ganhos. O objetivo foi investigar como as escolhas individuais se comportaram em uma tarefa em grupo, manipulando a apresentação de informações sobre os ganhos. Participaram 22 universitários, divididos em dois grupos, que realizaram sessões experimentais em um ambiente controlado, onde puderam se mover entre duas zonas de recursos. Os dados foram coletados por meio de um software que registrou os pontos ganhos e a permanência em cada zona. Os resultados mostraram que, apesar de os indivíduos buscarem maximizar seus ganhos, o comportamento do grupo apresentou uma sensibilidade maior em relação às recompensas disponíveis, evidenciando um padrão de escolha coletiva. A análise revelou que quatro participantes apresentaram sub-igualação e dois, supra-igualação, em relação à distribuição dos reforços. A comparação entre os grupos indicou que ambos seguiram a IFD, mas o Grupo 2 demonstrou maior eficiência na utilização dos recursos. Em conclusão, as escolhas individuais influenciaram as decisões em grupo, mas o comportamento coletivo divergiu das expectativas baseadas apenas nas preferências individuais, corroborando a teoria da IFD.

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Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Ciências Humanas