A Comunidade Escolar e as Parcerias Público- Privado na Educação do Município de Rio Verde - GO
Resumo
Pesquisando a implementação de uma Parceria Público-Privado (PPP) na Rede Municipal de Educação de Rio Verde, Goiás, está pesquisa centrou-se na perspectiva da comunidade escolar. Foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Elizabeth Emrich Campos, cuja gestão está sob responsabilidade de uma Organização Social (OS). Utilizamos uma metodologia qualitativa, o que envolveu revisão bibliográfica, análise documental e questionários aplicados em fevereiro de 2024. Os resultados principais indicam que a comunidade escolar vê a PPP de forma positiva, apreciando especialmente o vínculo com a instituição religiosa. Este modelo de gestão educacional é apresentado como um exemplo de fortalecimento do neoliberalismo na educação. Essa pesquisa é parte de um projeto mais amplo que analisa os impactos das PPP na Rede Municipal de Educação e, portanto, destaca a relevância deste recorte específico dessa pesquisa, dado o número reduzido de estudos similares.