Rastreio de sintomas para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e uso de psicoestimulantes entre estudantes de medicina.
Resumo
Resumo: Este estudo investigou a prevalência de sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e o uso indevido de psicoestimulantes entre estudantes de medicina da Universidade de Rio Verde - Campus Goiânia. O TDAH, transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, pode impactar o desempenho acadêmico e a saúde mental. A escala ASRS-18 foi utilizada como ferramenta de triagem de sintomas de TDAH em adultos. Psicoestimulantes como metilfenidato e anfetaminas são frequentemente utilizados no tratamento do TDAH, mas seu uso sem prescrição é uma prática preocupante devido aos riscos à saúde. Objetivo: o estudo rastreou sintomas de TDAH e o uso inadequado de psicoestimulantes entre estudantes de medicina. Metodologia: Estudo epidemiológico transversal e descritivo com abordagem qual-quantitativa. Participaram 219 estudantes de medicina, que responderam ao questionário sociodemográfico e à escala ASRS-18, aplicados virtualmente via Google Forms. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (79,6%), cursava o primeiro período (23,3%) e tinha idade entre 21 e 23 anos (38%). Observou-se que 41,6% dos estudantes apresentaram alto rastreio de sintomas de TDAH, dos quais 22% relataram uso de psicoestimulantes sem prescrição. Além disso, 27,8% relataram baixo desempenho acadêmico, e 26,4% tinham histórico familiar de TDAH. Conclusão: O estudo demonstra a relevância do rastreio de TDAH em estudantes de medicina e a necessidade de intervenções educativas e profissionais para prevenir o uso indevido de substâncias. Recomenda-se maior apoio acadêmico e psicológico para esses estudantes, além de novas pesquisas para investigar causas e consequências dessa condição no contexto acadêmico.