Uso de jogo interativo como ferramenta didática no ensino da anatomia dos nervos cranianos

Autores

  • Isabella Cristine UNIRV- Campus Rio Verde
  • Beatriz Moreira de Almeida UNIRV- Campus Rio Verde
  • Daiane Amaral Freitas UNINOVE- Campus Guarulhos
  • Natchelly Cristina de Souza Martins UNIRV- Campus Rio Verde
  • Fábio Vieira de Andrade Borges UNIRV- Campus Rio Verde https://orcid.org/0000-0003-1218-8701
  • Cláudio Silva Teixeira UNIRV- Campus Rio Verde

Resumo

O conhecimento anatômico dos nervos cranianos é essencial para a prática médica, especialmente em áreas cirúrgicas e clínicas. A utilização de jogos educativos no ensino da Medicina tem se mostrado uma ferramenta que estimula a criatividade e o raciocínio clínico dos discentes. Este estudo buscou analisar o impacto de um jogo interativo no processo de ensino-aprendizagem dos 12 pares de nervos cranianos em estudantes de Medicina do 3º período. A turma foi dividida em dois grupos: controle, que recebeu apenas o método tradicional de ensino, e intervenção, que participou de um jogo interativo online. A retenção do conhecimento foi avaliada por meio do pré e pós-teste, comparando os resultados entre os grupos.

Foi realizado um estudo analítico, descritivo e experimental, com abordagem quantitativa. Para a análise univariada, foram calculada as medidas descritivas, as frequências absolutas e os percentuais. Na análise bivariada, as variáveis quantitativas foram descritas através da média, mediana e desvio padrão. A normalidade dos dados foi verificada utilizando o teste de Shapiro-Wilk.

O grupo intervenção, composto por 41 alunos, apresentou um ganho médio de 5,02 pontos entre o pré-teste e o pós-teste, com um desvio padrão de 3,47. Já o grupo controle, com 40 alunos, obteve um ganho médio de 1,73 pontos, com um desvio padrão de 3,54.

Em resumo, a análise indica que, embora o ensino tradicional permaneça eficaz, a inclusão de componentes interativos pode potencialmente amplificar de forma significativa os resultados de aprendizagem.

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Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Saúde