Contribuições da Psicologia Escolar Crítica diante do fracasso acadêmico no ensino superior
Resumo
O ensino superior e o processo de aprendizagem do estudante podem ser afetados por uma preocupação crescente denominada como fracasso escolar. O fracasso escolar é marcado por um contexto histórico reconhecido pelo poder econômico e estrutural da sociedade. Em meados da década de 1970, o fracasso escolar seria explicado por meio das características biológicas, psicológicas e sociais dos estudantes, deste modo, considerava-se aspectos estruturais e funcionais das engrenagens do sistema de ensino como fator determinante. Sendo assim, o papel do psicólogo escolar mediante ao fracasso tem se tornado imprescindível. Porém, é necessário ressaltar que o papel deste profissional vai além da construção de um diagnóstico, do modelo clínico-terapêutico, prática que segundo a psicóloga Patto (2022) perdurou por longos anos nos espaços escolares. Diante do exposto, intenciona-se refletir, a partir dos aportes teóricos da Psicologia Escolar Crítica, a delimitação de uma perspectiva de atuação profissional ao mesmo templo ampla e específica, para construir estratégias de intervenção para a superação do fracasso escolar no ensino superior. A fundamentação teórico-metodológica do estudo é a Psicologia histórico-cultural e a perspectiva crítica em Psicologia Escolar/educacional, teorias de base materialista histórico-dialética, tendo como referência fundamental Lev Semionovich Vigotski. Por fim, a pesquisa ressalta a reafirmação do compromisso ético-político e social do psicólogo escolar em instituições educativas, bem como a necessidade de uma formação consciente com a prática e as realidades advindas do contexto educativo para uma atuação cada vez mais consciente do papel do psicólogo escolar.