Análise da vegetação de uma área após a implantação de um plano de recuperação de áreas degradadas no município de Rio Verde – GO

Autores

  • Joice Paula Paraguaia dos santos unirv
  • Mariana

Resumo

Resumo: No Brasil, é exigido que as empresas que atuem com extração crie um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), documento que sugere medidas para estabelecer ou restabelecer a cobertura do solo nas áreas afetadas, prática conhecida como revegetação (ALMEIDA; SÁNCHEZ, 2005).

. No município de Rio Verde, essas áreas são pouco expressivas em número, mas merecem uma atenção especial, principalmente no acompanhamento do procedimento de recuperação das mesmas.  Com isso o objetivo do trabalho foi o monitoramento de uma área oriunda de extração, onde foi realizado o PRAD por (SIQUEIRA; RIBEIRO 2017), dando continuidade no trabalho de conclusão de curso realizado (SANTOS, 2019). Após cinco anos de monitoramento, 22 espécies apresentaram taxa de sobrevivência.. Destas, 17 espécies praticamente mantiveram taxas altas de sobrevivência ao longo dos anos.  Entre os anos de 2019 e 2024, observa-se que a altura (t = -8,364 e p < 0,01) e a circunferência dos caules (t = -7,249 e p < 0,01) dos indivíduos diminuem consideravelmente.

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Ciências Agrárias