Psicologia Escolar, Psicomotricidade e socialização de crianças autistas através da musicalização no contexto escolar infantil
Resumo
O transtorno do espectro autista é caracterizado por déficits na comunicação e interação social seguida de comportamentos repetitivos. Desta forma, a musicalização se torna instrumento ativo para estimular comportamentos de interação social, expressão e percepção do ambiente, juntamente com o desenvolvimento psicomotor. Portanto, o trabalho visa compreender como a prática da musicalização, mediada pelo psicólogo escolar, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e interacionistas de crianças autistas no ambiente escolar e em outros ambientes por consequência. Neste contexto, a metodologia adotada é uma revisão bibliográfica exploratória e análise documental, tendo como base a perspectiva crítica diante a Psicologia Escolar e a fundamentação teórica metodológica de base materialista dialético histórico-cultural de Lev Semionovich Vigotski. Verificou-se, com os estudos iniciais que novas perspectivas acerca da atuação do psicólogo escolar podem ser construídas, diante das potencialidades dos estudantes portadores do transtorno do espectro autista, de forma que a musicalização e a psicomotricidade potencializam o desenvolvimento e favorecem a interação social e o fortalecimento do vínculo coletivo interinstitucional.