Desenvolvimento do modelo em 3D dos 10 pares de nervos cranianos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem
Resumo
A utilização de peças anatômicas nas universidades é restrita, por conta do acesso limitado a cadáveres e a deterioração do mesmo. O projeto propõe implementação de modelos impressos em 3D dos dez pares de nervos cranianos como uma ferramenta inovadora para o ensino de anatomia. Esses modelos didáticos têm como objetivo aprimorar a compreensão da anatomia humana em conjunto com os métodos tradicionais. A pesquisa foi um estudo individual, intervencionista, longitudinal, focado em avaliar a eficácia do ensino sobre os nervos cranianos. O projeto foi realizado na Faculdade de Medicina de Rio Verde, beneficiando alunos do 3º período nas aulas de neuroanatomia. A análise foi divido em duas partes. Análise univariada, que utilizou-se medidas descritivas, frequências e percentuais, com dados organizados em planilhas para visualização em tabelas e gráficos e análise bivariada, que incluiu a descrição de variáveis quantitativas por média, mediana e desvio padrão, além do teste de Shapiro-Wilk para normalidade. Para comparações entre grupos, foi utilizado o teste t de Student, e para comparações dentro dos grupos, o teste de Wilcoxon foi aplicado devido à não normalidade dos dados. Os resultados indicam que o ensino tradicional resulta em um aumento significativo de conhecimento (p < 0,001, r = 0,88), enquanto o uso de modelos 3D associado mostrou melhorias (p = 0,007, r = 0,68), embora de magnitude moderada.