Influência do modo de fotoativação de Leds de terceira geração no grau de conversão de resinas compostas buk fill
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes modos de fotoativação de diodos emissores de luz de alta intensidade (LEDs) de terceira geração (Valo e Bluephase) no grau de conversão de resina composta bulk fill.
Material e métodos: As amostras foram confeccionadas, em formato de disco, com dimensões internas de 4,5 mm de diâmetro e de 4,00 mm de espessura, que foi preenchido com resina composta bulk-fill (Resina Filtek Bulk Fill; 3M ESPE) e fotopolimerizadas com os LEDs Bluephase nos modos (high 1200 mw/cm2; low 650 mw/cm2 e soft -potência gradual) e Valo nos modos (Standard: ~1000 mW/cm2; High-power: ~1400 mW/cm2 e extra power: ~3200 mW/cm2). O grau de conversão (GC) da superfície superior e inferior das amostras foram determinadas utilizando espectrômetro infravermelho transformado de Fourier (Ftir).
Os dados de grau de conversão apresentaram distribuição normal e homogênea, assim foi empregada análise de variância de um fator, ANOVA one-way (α=0,05) seguido de Teste de Tukey.
Resultados: Não foram observadas diferenças estatísticas do grau de conversão, entre os diferentes fotopolimerizadores. Ao analisar a diferença do grau de conversão da parte superior e inferior, obteve-se que para a porção inferior, quanto maior o tempo de foativação melhores são os valores do grau de conversão. Conclusão: Leds de terceira geração Valo e Bluephase não apresentam diferenças no grau de conversão da resina composta bulk fill. No entanto, quanto maior o tempo de foativação melhor o grau de conversão.